Cidades Inteligentes são comunidades que usam conscientemente a tecnologia da informação para transformar as relações de vida e de trabalho dentro de seu território. Nesse contexto, o GAESI atua como força motora para a constituição desses espaços em três frentes: zeladoria urbana, através da coleta de dados eletrônicos e georreferenciamento com o intuito de criar salas de situação dos municípios e sistemas de fiscalização em diversas áreas; gestão tributária, através da automação da emissão de documentos fiscais eletrônicos; e mobilidade urbana, atuando como planejador no campo da automação e integração de sistemas de trânsito com sistemas de transportes, e no campo da logística para execução de políticas de transportes e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano.

PROJETOS


Integração Semafórica – Prefeitura de São Paulo


Os Semáforos da cidade de São Paulo possuem três tipos de tecnologia proprietária que não se comunicam entre si. O projeto utiliza protocolo aberto para permitir a integração semafórica. Os protocolos abertos utilizados são os padrões UTMC (Urban Traffic Management & Control), desenvolvido e bastante aplicado no Reino Unido, e NTCIP (National Transportation Communications for Intelligent Transportation System Protocol), desenvolvido e mais utilizado nos Estados Unidos. Deve-se frisar que com esse projeto, cidades terão condições de criar centrais de mobilidade urbana, integrando, por exemplo, sistemas de trânsito com sistemas de transportes.


Zeladoria Urbana – Prefeitura de São Paulo


Criação de salas de situação para melhoria da capacidade de gestão através de dados eletrônicos e georreferenciamento. A adoção dessas tecnologias permite integrar em tempo real as informações coletadas pelos seus funcionários externos com a administração central. Essa via de comunicação imediata e a alimentação do banco de dados diretamente por documentos eletrônicos (criados para execução dos serviços) otimiza e da eficiência aos trabalhos executados. Além desses benefícios, são criados indicadores que auxiliarão o gestor a realizar uma tomada de decisão mais aderente às condições da cidade.


LOG-MOB – Fundação Parque Tecnológico de Santos


Apoio técnico para a criação e desenvolvimento do Laboratório de Logística, Mobilidade Urbana e Implicações Ambientais (LOG-MOB) da Fundação Parque Tecnológico de Santos. A missão deste laboratório é aperfeiçoar os processos logísticos e de mobilidade através da pesquisa, do desenvolvimento, da simulação e do estudo preditivo, sempre com a adoção de uma visão sistêmica e interdisciplinar. Esses aperfeiçoamentos (logísticos e de mobilidade) permitem um acréscimo, respectivamente, no atendimento em conformidade com as demandas e na qualidade de vida da população, sempre considerando a eficiência, a sustentabilidade e o compromisso ético ao processo.


Gestão Tributária – Secretária Fazenda do Estado de SP / Secretária Municipal de Finanças do Município de SP


Automação da emissão de documentos fiscais com o intuito de eliminar obrigações acessórias e ajudar no combate à sonegação fiscal. Os documentos emitidos eletronicamente são dotados de validade jurídica e seguem as condições estabelecidas pela Medida Provisória 2.200-2. Além disso, toda a operação é registrada com o carimbo de tempo das operações, controlado pelo fisco. Nesse contexto, os documentos eletrônicos possuem garantia de autenticidade, integridade e não repúdio. Em outras palavras, sabe-se quem gerou o documento, tem-se que o mesmo não sofreu alterações e o seu autor do documento não pode negar a sua autoria.