Rastreabilidade é a capacidade de traçar o caminho, a aplicação, o uso e a localização de uma mercadoria, sendo de extrema importância para a logística e o controle de qualidade de uma empresa.

Nesse campo, o GAESI age no planejamento estratégico através da pesquisa de soluções de rastreabilidade. Suas principais áreas de atuação são: cadeia logística segura, rastreabilidade de proteína animal, rastreabilidade de medicamentos e controle de equipamentos com restrição de acesso.

PROJETOS


SISTEMA PILOTO DE CONTROLE DE EQUIPAMENTOS E RESTRIÇÃO DE ACESSO A ÁREAS CONTROLADAS – Petrobras


Criação de um sistema informatizado integrado de monitoramento de ambientes para controle de equipamentos em áreas controladas. O monitoramento será possível através da implantação de uma solução integrada de Sistemas, Equipamentos e Serviços, com o conceito de Cerca Virtual ou eletrônica, e com o desenvolvimento de metodologias e de ferramentas empregando-se a tecnologia RFID (Radio Frequency IDentification).


RASTREABILIDADE APLICADA À CADEIA DE SUPRIMENTOS – ABIEC / ACAV/ SINDICARNE-SC/ SINDUSFARMA/Secretaria da Fazenda do Estado de SP


Desenvolvimento de um modelo de rastreabilidade para uma cadeia de suprimentos especifica baseado na analise de legislação pertinente, no levantamento das necessidades do mercado, na avaliação das tecnologias disponíveis, tais como códigos bidimensionais (por exemplo: Datamatrix e QRCode), RFID e lacre eletrônico.

Inicialmente estão sendo desenvolvidos aplicações para a rastreabilidade de proteína animal  (bovinos, suínos e aves), a rastreabilidade de medicamentos e a distribuição de combustíveis, com apoio do setor publico e do setor privado.


CADEIA LOGISTICA SEGURA – FINEP


Desenvolvimento de um sistema em plataforma aberta, aplicado à cadeia de suprimentos, adequado às exigências governamentais e às recomendações de segurança nacionais e internacionais estabelecidas por institutos notórios no setor. O sistema, aderente ao Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias (international Ship and Port Facility Security Code – ISPC-Code), objetiva conferir agilidade, rastreabilidade e segurança aos procedimentos realizados no transporte, na manipulação e no armazenamento de carga ao longo da cadeia logística.